Blog Bavera | Bavera

Os tipos de café e a xícara ideal

Publicado em 30/05/2019

Pode ser expresso, com leite, pingado, cappuccino ou mocha, o que todo mundo sabe é que existem várias opções de café uma mais saborosa que a outra!


Versátil, o café possui muitas formas de ser preparado e servido, dando personalidade e sabores diferentes para a bebida. Por isso, selecionamos diferentes maneiras de servir o café e como elas são conhecidas. Confira alguns:

 Café expresso: Xícara de louça e com a base arredondada

Preparo: Feito em poucos segundos sob alta pressão de água na temperatura de consumo. Isso faz com que acumule muito sabor e intensidade.

 Café Macchiato: Xícara de louça e com a base arredondada

Preparo: A receita original consiste em uma dose de expresso coberta com uma dose de leite vaporizado (ou em espuma) sobre o café. A receita clássica conta, ainda, com leite vaporizado e espuma de leite, em diferentes camadas.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA SESSÃO HORA DO CAFÉZINHO


A proporção original utiliza um terço de café, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma (medidos de acordo com seu volume aparente).

 Café Latte: Xícara de vidro térmico e com formato cilíndrico

Preparo: Em sua receita original, utiliza-se leite vaporizado misturado a uma dose de café expresso, além de 1 centímetro de espuma de leite servido sobre a bebida.

Diferencia-se de um Machiatto especialmente no que diz respeito à proporção e à forma como é servido. No Machiatto, as três camadas são servidas sem estarem misturadas dentro da xícara. Já no Latte, o café e o leite vaporizado são misturados, com a espuma servida sobre a mistura, separadamente.

 Cappuccino: Xícara formato de cone

Preparo: Sua receita inclui uma dose de café expresso misturado com leite vaporizado, espuma de leite e chocolate em pequenos pedaços ou em pó sobre a bebida.

 Café Mocha: Xícara formato de cone

Preparo: É feito a partir da mistura do chocolate em pó com uma dose de expresso, adicionando leite vaporizado e espuma de leite – todos homogeneamente misturados dentro da bebida.


Para completar na apresentação, costuma-se polvilhar chocolate em pó ou em pequenos pedaços sobre a bebida.

 Café coado: Xícara de vidro térmico e com formato cilíndrico, precisa ser armazenado em garrafa térmica.

Preparo: Um dos meios de preparo é esquentar brevemente a água e misturar, a ela, o pó de café. Não deixe que a água levante fervura, o que torna o café mais amargo.


Você também pode usar filtros de papel para a coagem, nesse caso será preciso um pequeno porta-filtro de tamanho compatível com o tamanho de filtro a ser utilizado.


Muito interessante, não é mesmo? A partir de agora você prestará muito mais atenção quando for preparar e tomar o seu cafezinho de todo dia!


Aproveite para conferir todos os modelos de xícaras e garrafas térmicas em nosso site e deixar o momento do seu café ainda mais especial!

<-- Voltar