Blog Bavera | Bavera

A origem do Churrasco – Afinal, de onde ele surgiu?

Publicado em 24/01/2019

O churrasco é tão popular em nosso país que não existe uma ocasião especial ou dia da semana específico para apreciar uma boa carne assada! Mas é claro que tudo fica melhor na companhia de quem a gente gosta, não é mesmo?!

Porém, você sabe de onde surgiu o churrasco brasileiro? Não se preocupe, pois iremos te contar tudo nesse post!

O começo de tudo

O churrasco é um prato à base de carne assada sobre fogo ou brasas, com a utilização de espetos ou grelhas.

Ninguém sabe exatamente a origem exata do churrasco, mas desde a pré-história e o domínio do fogo, o homem já começou a assar a carne de caça, deixando-a mais macia. Os índios tupis sul-americanos, também defumavam a carne para conservá-la por mais tempo.

Com o passar dos anos, as técnicas foram sendo aperfeiçoadas por caçadores e criadores de gado, de acordo com a carne e a lenha disponíveis.

O churrasco pelo mundo

Na Argentina e no Uruguai o churrasco é chamado de asado, e é um prato típico de ambos os países. Ele é feito na grelha com o uso de lenha ou carvão e servido com pão de acompanhamento.

Já no Paraguai, além do pão, o asado é acompanhado de mandioca ou saladas.


CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS DE LINHA CHURRASCO, CLIQUE AQUI           


O sul do Brasil e o churrasco

A princípio, o churrasco como conhecemos hoje era muito raro, pois o comércio da carne bovina não era muito comum, a criação de gado era mais voltada para a utilização do couro e do sebo.

As primeiras grandes criações de gado em nosso país se deram no pampa gaúcho e foi ali que os vaqueiros tornaram o churrasco famoso e típico.

Como eles passavam muito tempo fora de casa, a carne assada era uma refeição fácil e saborosa, bastando apenas uma faca, uma estaca de madeira, fogo e sal grosso (ingrediente que também é utilizado como complemento alimentar do gado) para prepará-lo.

A partir dali o costume percorreu o país se tornando um prato apreciado em todo o território nacional.

A fama do churrasco brasileiro

No Brasil, o tempero varia de acordo com o gosto e costume de cada local, podendo ir do simples sal grosso até as misturas mais elaboradas de ingredientes e especiarias.

No modo brasileiro, a carne é assada na churrasqueira ou diretamente no solo (fogo de chão). Os mais tradicionalistas defendem o uso da lenha, porém o carvão também é muito utilizado pela sua praticidade.

A carne preferida para o churrasco é a bovina, porém a suína, ovina, de aves, além de embutidos, como a linguiça, também são bastante utilizados.

Ingredientes mais utilizados:

·         Bovinos: picanha, costela, maminha, fraldinha, alcatra, filé, contrafilé, entre outros cortes.

·         Suínos: pernil, paleta e costeleta.

·         Carne ovina: costela, paleta e pernil.

·         Carne de frango: cortes de frango, como coxa, sobrecoxa, peito e asas.

·         Acompanhamentos: salada, salada de batata com maionese, pão, linguiça, arroz, feijão tropeiro, mandioca, entre outros.

O nosso churrasco foi ganhando fama pelo mundo, e as nossas churrascarias que servem o nosso popular rodízio de carnes já se espalharam por aí se tornando um símbolo da nossa cultura!


Como montar uma mesa para churrasco

O churrasco entre família e amigos é um momento de descontração, por isso, comumente não se costuma montar uma mesa formal, apenas se dispõe os pratos e talheres de uma forma em que os convidados possam se servir sempre que desejar.

Pra decorar, utilize toalhas de mesa leves ou invista em um visual mais rústico, e não se esqueça de separar um espaço para os acompanhamentos e bebidas!

E aí, quem vai comer um churrasco hoje?!

<-- Voltar